Skip to content Skip to footer

Principais Ameaças Cibernéticas

O que é Princiais Ameaças Cibernéticas?

Ransomware

Mais de 10 terabytes de dados roubados mensalmente. Mais de 60% das organizações afetadas podem ter pago pedidos de resgate.

Ameaças contra dados

Formam um conjunto de ameaças que visam obter acesso e divulgação não autorizados, bem como a manipulação de dados para interferir com o comportamento dos sistemas. 

Ano após ano aumenta, devido ao aumento da quantidade de dados produzidos.

Ameaças de Engenharia Social

A engenharia social e especialmente o phishing, continuam a ser uma técnica popular para os atacantes conduzi rem as suas atividades maliciosas com novos iscos focados na invasão Russa na Ucrânia.

Desinformação – Informação incorreta

A desinformação com base em AI, deepfakes e a desinformação como um serviço, estão a aumentar, com metas que incluem eleições, transição verde, COVID-19 e a invasão Russa da Ucrânia.

Ataques à cadeia de abastecimento

Os cibercriminosos demonstram uma capacidade e interesse crescentes em ataques na cadeia de abastecimento. Os incidentes com terceiros representam 17% das intrusões em 2021, em comparação com menos de 1% em 2020.

Malware

Infeções por malware estão a aumentar devido a malware cryptojacking e Internet of Things.

Adoção generalizada da cloud oferece oportunidades de ataque para os cibercriminosos. Em 2021, observámos 66 revelações de vulnerabilidade zero-day.

Ameaças contra a disponibilidade: Negação de serviço

O panorama de DDoS foi afetado pela invasão Russa na Ucrânia.

Os números aumentaram e julho de 2022 foi um pico com o maior ataque já registadolançado na Europa.

Ameaças contra a disponibilidade: Ameaças da Internet

A distribuição da infraestrutura da internet, as interrupções e o redirecionamento do tráfego da internet, têm impacto na utilização e no livre fluxo de informação