O que são?
Os Smartphones está cada vez mais presente na vida das pessoas. Todavia, o seu uso generalizado expõe os utilizadores a algumas ameaças aociberespaço que afetam em particular este tipo de dispositivos. Uma das funcionalidades mais utilizadas nos smartphones são as mensagens instantâneas enviadas através de aplicações dedicadas a este fim ou redes sociais que disponibilizam este serviço. É através destas mensagens que muitas fraudes ocorrem, afetando qualquer tipo de pessoa que tenha um smartphone, mesmo que não use um computador.
Tipos de SMS
- Mensagens que personificam uma pessoa conhecida ou uma organização com vista a conduzir uma vítima a realizar transferências bancárias para um agente malicioso;
- Mensagens que personificam uma organização com o objetivo de recolher informação sensível, como palavras-passe ou números de cartões de crédito;
- Mensagens que procuram conduzir o utilizador a instalar programas maliciosos que comprometem a segurança do dispositivo;
- Mensagens com desinformação que visa condicionar a perceção dos utilizadores com preconceitos e/ou informações falsas;
- Mensagens com conteúdos nocivos que pretendem perseguir, perturbar e/ou extorquir a vítima.
Boas Práticas
- Desconfiar de mensagens de números desconhecidos, mesmo que pareçam ser de pessoas ou instituições conhecidas.
- Confirmar pedidos importantes por outros meios (telefone, email,etc).
- Evitar clicar em links suspeitos ou de origem desconhecida.
- Nuca partilhar dados sensíveis por mensagem ou sites desconhecidos.
- Instalar Apps apenas de fontes oficiais (AppStore, Google Play).
- Reforçar a privacidade nas apps de mensagens (ex: bloquear desconhecidos, evitar partilha automática).
- Confirmar a veracidade de notícias ou imagens antes de partilhar.
- Evitar responder a mensagens tóxicas ou provocadoras, para não alimentar discursos de ódio.
- Denunciar mensagens fraudulentas às autoridades competentes.